Crianças com dificuldades na aprendizagem e a importância do psicopedagogo no seu desenvolvimento:
A atividade do psicopedagogo é de extrema importancia em todas as áreas dos conhecimentos, em especial na prevenção das dificuldades de aprendizagem na educação infantil. No geral, o psicopedagogo é solicitado quando as dificuldades já estão presentes, assim, seu papel é avaliar e estabelecer estratégias de intervenção. Entretanto o psicopedagogo não atua somente na área que atua quando o problema já existe, também age na forma de prevenção, no intuito de evitar que os problemas de dificuldades de aprendizagem se instaurem e nesse caso iremos abordar o papel das brincadeiras no combate a prevenção das dificuldades de aprendizagem.
De acordo com BOSSA (2000):
A psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, que adveio de uma demanda o problema de aprendizagem. Como se preocupa com esse problema, deve ocupar-se inicialmente do processo de aprendizagem, estudando assim as características da mesma. É necessário comentar que a Psicopedagogia é comumente conhecida como aquela que atende crianças com dificuldades de aprendizagem. É notório o fato de que as dificuldades, distúrbios ou patologias podem aparecer em qualquer momento da vida e, portanto, a Psicopedagogia não faz distinção de idade ou sexo para o atendimento.
A aprendizagem deve ser olhada como as ações do indivíduos ou grupos humanos, que por meio a junção de informações e o desenvolvimento de experiências, possibilitam mudanças estáveis na personalidade e na dinâmica grupal as quais revertem no manejo instrumental da realidade. A psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do meio (família, escola, sociedade) em seu desenvolvimento.
“Para o Psicopedagogo, aprender é um processo que implica pôr em ações diferentes sistemas que intervêm em todo o sujeito: a rede de relações e códigos culturais e de linguagem que, desde antes do nascimento, têm lugar em cada ser humano à medida que ele se incorpora a sociedade.”(BOSSA,1994,pág 51).
Dificuldade de Aprendiado
Para Kirk (1962, p.263),
Uma dificuldade de aprendizagem refere-se a um retardamento, transtorno, ou desenvolvimento lento em um ou mais processos da fala, linguagem, leitura, escrita ou outras áreas cognitivas, resultantes de uma deficiência causada por uma possível disfunção cerebral ou alteração emocional ou condutual. Não é o resultado de retardamento mental, deprivação sensorial ou fatores culturais e instrucionais.
Assunção (2011) relata que “as dificuldades podem originar de causas orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de ajudar o desenvolvimento do processo educativo, observando se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado. A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH” (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
E o Psicopedagogo através das brincadeiras lúdicas em seu atendimento proporciona a criança estímulo cognitivo, contato e comunicação com o social e o mundo. Possibilitando assim uma extrema felicidade aprendendo brincando, entendendo que, o brincar e tão quão importante como estudar, é um ato inato da criança e pode ser também utilizado voltado para o ensino.
A psicopedagogia através das atividades e brincadeiras lúdicas exige do aluno certo raciocínio lógico, necessitando que aja levantamento de hipótese e a solução dos problemas, ou seja, numa brincadeira espontânea na qual a criança tenha a possibilidade de construir conhecimentos e enriquecer o seu desenvolvimento intelectual, o psicopedagogo com certeza vai repassar para criança situações que a criança revive enquanto brincam, situações de afeto, de alegria, ansiedade, medo, raiva e, em que tais situações favoreçam uma maior compreensão no aprendizado, diante de alguns conflitos de aprendizagem que possa a vir passar, desenvolvendo espontaneamente habilidades e competências objetivas pela verdadeira transformação do trabalho lúdico. Dentro do âmbito da educação infantil, podemos dizer que a psicopedagogia contribui para um excelente trabalho com brincadeiras lúdicas, promovendo uma maior compreensão nos aspectos de aprendizagem da criança, pode fazê-la interagir nas varias áreas do conhecimento, onde promove a intervenção através da interdisciplinaridade no processo de aprendizagem. A psicopedagogia contribui na educação infantil na identificação dos possíveis problemas e dessa forma, pode dar respaldo metodológico para aqueles que necessitam de maior assistência psicopedagógica, visando realizar um trabalho conjunto para o desenvolvimento de ações que venha a possibilitar sucesso dos processos ensino aprendizagem, assim como, os relacionamentos interpessoais. De acordo com Vygotsky (1991, p.70), “a brincadeira é entendida como atividade social da criança, cuja natureza e origem específicas são elementos essenciais para a construção de sua personalidade e compreensão da realidade na qual se insere”.
Referências
BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. RS, Artmed, 2007. BRASIL.
VYGOTSKY, Lev. S. A Formação Social da Mente. 4ed. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda, 1991.
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/o-papel-psicopedagogo-educacional.htm
https://cosminha.jusbrasil.com.br/artigos/873012122/a-importancia-do-psicopedagogo-na-educacao-infantil-na-prevencao-das-dificuldades-de-aprendizagem