O que é nutrição?

Nutrição é a atividade que estuda a fundo as propriedades dos alimentos e busca soluções para promover a saúde a partir da alimentação.

Podemos dizer que comer é um dos maiores prazeres da vida, disso ninguém tem dúvidas. Da importância de uma boa alimentação, nem se fala. Parece clichê falar que uma boa nutrição traz inúmeros benefícios, mas acredite, se alimentar bem traz mais benefícios do que você pensa.

A alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e minerais, acompanhada da prática de atividade física regular, pode trazer diversos benefícios para a saúde, como melhor controle do peso, melhora no rendimento do trabalho, aumento da memória e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças.

• Controle do peso

Primeiramente, é essencial o acompanhamento de um nutricionista. Caso a pessoa tenha questões comportamentais envolvidas, o que é comum em indivíduos com obesidade, o processo de mudança ocorrerá de forma muito mais fácil.

Inicialmente, é necessário reduzir consideravelmente o consumo de alimentos ricos em açúcares, sódio, conservantes, aditivos químicos, estabilizantes e farinha de trigo, comumente distribuídos nas prateleiras dos supermercados, nos biscoitos, pães, bolos, doces e guloseimas em geral. Outro ponto a se considerar é deixar de lado o consumo frequente de fast foods, pois são altamente calóricos e não agregam nenhum valor nutricional benéfico com a ajuda de um psicólogo e/ou psiquiatra.

 

• Boa alimentação e rendimento no trabalho

A relação entre alimentação saudável e produtividade já foi tema de estudos inclusive da Organização Internacional do Trabalho, atestando que uma alimentação inadequada no ambiente de trabalho pode reduzir até 20% da produtividade e da eficiência dos colaboradores.

Uma alimentação saudável e balanceada, com a possibilidade de um acompanhamento nutricional, é a base para manter nosso organismo e fornecer os nutrientes necessários para realizarmos as atividades do nosso dia a dia com eficiência.

• Aumento da memória

Se você precisa pensar com mais clareza, melhorar a memória e aumentar o poder de concentração para tomar decisões, a solução pode estar na sua alimentação.

Tudo aquilo que ingerimos exerce um grande impacto sobre a função cerebral, podendo interferir no humor, no pensamento, no comportamento, na memória, no aprendizado e no envelhecimento celular.

Através de uma alimentação colorida e variada, podemos fornecer os

nutrientes necessários para manter o cérebro ativo e saudável.

• Boa alimentação na prevenção de doenças

Uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, além de proteínas, carboidratos e gorduras, ajuda a combater as doenças crônicas e fortalece o sistema imunológico, causando uma barreira para várias doenças infecciosas.

 

Assim, alguns dos principais benefícios da alimentação saudável são:

  1. Garante mais energia para realizar as atividades do dia a dia e mais disposição para praticar atividade física;
  2. Previne doenças infecciosas, já que uma a alimentação saudável e equilibrada é capaz de promover a melhora da função do sistema imunológico, ajudando a prevenir e combater infecções de forma mais eficaz;
  3. Diminui o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes, por exemplo, já que a alimentação rica em vitaminas, minerais e fibras podem ajudar a regular os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, prevenindo doenças;
  4. Promove o crescimento e a renovação dos tecidos, principalmente dos ossos, da pele e dos músculos, e, por isso, tem papel essencial no desenvolvimento da criança e no processo de ganho de massa muscular e emagrecimento;
  5. Melhora o rendimento e a concentração, pois favorece o bom funcionamento da memória e de todo o sistema nervoso;
  6. Dá mais disposição, pois ajuda a melhorar o funcionamento do metabolismo, além de estar diretamente relacionada com a energia fornecida ao organismo pelos alimentos;
  7. Regula a produção de hormônios, atuando na prevenção de doenças relacionadas

 

Sendo assim, o acompanhamento nutricional deve ser pensado como um instrumento eficaz para evidenciar a importância da alimentação para a saúde e os comprometimentos que poderão surgir em função de uma alimentação inadequada. As pessoas que se alimentam de forma adequada são menos suscetíveis ao aparecimento de doenças e, consequentemente, eles serão mais dispostos e produzirão mais e melhor.

Referências

https://minhasaude.proteste.org.br/perder-peso-de-forma-sustentavel/

https://beecorp.com.br/blog/alimentacao-saudavel-e-desempenho/

Cristiane Perroni: Boa alimentação interfere na função cerebral e aumenta a concentração; Rio de Janeiro 2013.

 2021 Blog SESI de Saúde e Segurança – GETIC – Portais