O que é a terapia infantil?

A infância é um período marcado por diversos acontecimentos ligados ao processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Nessa fase, algumas crianças podem apresentar dificuldades emocionais que as impedem de desenvolver-se de forma plena.

E a terapia infantil é uma área da psicoterapia voltada especialmente para o atendimento de crianças. Geralmente, os profissionais utilizam recursos lúdicos para observar o comportamento dos pacientes e trabalhar as dificuldades mais evidentes. Os pais ou responsáveis  encaminham as crianças para terapia por diversos motivos, entre eles: baixo rendimento escolar, dificuldades de relacionamento com outras crianças ou com a família, reclamações dos professores, agressividade, timidez excessiva,medos, hiperatividade, depressão, dificuldades em manter a atenção, etc.

 

Essas atividades lúdicas são essenciais a esse processo de diagnóstico, visto que podem surgir algumas questões subjetivas, ou seja, questões, angústias e tristezas  que a criança não consegue  falar espontaneamente durante o atendimento, de modo a encontrar caminhos para aliviar o sofrimento e identificar os conflitos que estão gerando desconforto sem causa aparente, podem ser percebidas por meio desse método.

E é através de brincadeiras, com jogos, pinturas e desenhos onde a criança expressa seus sentimentos e aprende lidar com estas situações de forma mais eficiente e menos dolorosa.

Portanto, a terapia infantil possibilita a criança e orienta a conduta dos pais quanto ao enfrentamento desse problema. Inicia-se, então, um processo de mudança comportamental com vistas à promoção da saúde emocional e ao fortalecimento dos laços familiares.